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Qual a sua principal dúvida sobre e-commerce?

Qual a sua principal dúvida sobre e-commerce? Na última sexta-feira, 12, enviamos um e-mail com o título “Preciso da sua ajuda”. A partir dessa iniciativa, […]

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Qual a sua principal dúvida sobre e-commerce?

Na última sexta-feira, 12, enviamos um e-mail com o título “Preciso da sua ajuda”. A partir dessa iniciativa, recebemos respostas muitas interessantes e pertinentes. Então, esse texto tem como intuito responder à algumas questões enviadas por vocês: nossos leitores e clientes.

Mas antes gostaria de reforçar nosso pedido. Para quem não recebeu nosso e-mail, pedimos ajuda para nosso novo projeto chamado Criando Oportunidades.

 Continuamos precisando da sua ajuda

Estou totalmente focado nesse projeto. Eu e a equipe da Bertholdo estamos trabalhando no Criando Oportunidades há algumas semanas.

Durante esse período ficamos focados em três perguntas:

  • O que falta aos profissionais do e-commerce brasileiro?
  • Como podemos melhorar a ponto de oferecer melhores resultados?
  • Como podemos ajudar na busca por novas oportunidades de negócio?

A partir dessas questões, acreditamos ter encontrado uma nova vocação. Algo que pode mudar os caminhos da Bertholdo e de seus clientes.

Já que o Brasil só funciona direito depois do carnaval, decidimos lançar o novo projeto somente agora. O primeiro relatório estará disponível amanhã (quarta 17/02).

Sabemos que esse projeto é muito audacioso. Entendemos que meu empenho pessoal e da equipe da Bertholdo podem não ser suficientes. Eles precisam de reforço adicional.

Então pedimos aos nossos clientes e leitores sua efetiva contribuição, respondendo à seguinte pergunta:

“Qual a sua maior questão em e-commerce?”

Pode ser um problema da sua loja virtual, uma solução, seu método de gestão, sua dúvida mais íntima sobre comércio eletrônico, questões relacionadas ao marketing digital. Qualquer coisa.

Mesmo quem ainda não tiver uma loja virtual, também pode participar. Caso você queira montar um negócio na internet ou simplesmente se interesse pelo assunto, envie suas dúvidas. Pode ser sobre os bastidores do comércio eletrônico, por onde começar, como montar uma loja virtual, ou qualquer outra que julgar pertinente.

Basta me enviar sua resposta por e-mail.

Por favor, não hesite em participar. Sua contribuição é mesmo muito relevante para nós.

Se você ainda não enviou suas dúvidas, não perca tempo e envie agora.

 Retorno dos nossos leitores

Quero primeiramente agradecer a todos que responderam ao nosso pedido de ajuda. Muito Obrigado!

Quero agradecer em especial à Valéria Franco, que enviou diversas dúvidas e foi a primeira à responder ao nosso chamado de ajuda. Todas as dúvidas da Valéria são muito pertinentes. E também ao Marcelo Leite que enviou diversas questões relacionados à utilização do Mercado Livre integrado ao Magento.

Tentaremos responder à todas as dúvidas nesse espaço. Mas como são muitas e bastante diversas, vamos responder uma por vez.

duvida

 

 

Quanto custa montar uma loja online?

Hoje, vou responder à primeira pergunta feita pela Valéria:

“O custo do projeto é viável para uma empresa como a minha que tem apenas 3 anos de mercado em processo de crescimento sustentável?”

Black Bertholdo

Valéria, a resposta curta é SIM. Mas quero detalhar dois aspectos: o custo e também qual a melhor estratégia para montar uma loja virtual.

O custo para realizar um projeto de criação de uma loja online já foi bastante elevado no passado. Valores acima de 5 mil reais eram muito comuns há alguns anos. Sendo que, muitas vezes, um projeto mais completo poderia custar mais de 10 mil reais. Mas isso é coisa do passado.

Na Bertholdo, trabalhamos com planos mensais com custo bastante reduzido e que incluem tudo que você irá precisar para vender pela internet. E o melhor é que você não paga nenhum tipo de comissão ou taxa de ativação.

Apenas para dar uma ideia de grandeza, nosso plano mais básico custa 97 reais mensais. E um plano BRT Loja mais completo custa 997 reais mensais. Veja que é uma redução bastante significativa comparada ao valores apresentados acima e que possibilita um acesso mais fácil ao mundo do e-commerce.

Pelos valores apresentados você pode ver que o custo não é a principal preocupação para quem quer vender pela internet. Na minha opinião a estratégia a ser utilizada é o ponto mais importante.

Quando falamos de estratégia, muitos podem se lembrar de aulas de empreendedorismo, planejamento estratégico, elaboração de planos de negócio, cartilhas do Sebrae e tantas outras coisas. Isso tudo pode até funcionar, mas quero sugerir algo muito mais simples.

Vejamos o exemplo da Valéria, que enviou a dúvida acima. A empresa dela já vende seus produtos há 3 anos. Logo, apesar de não conhecer em detalhes sua empresa, tenho certeza que ela sabe exatamente como vender seus produtos. E isso é o mais importante.

Veja que nenhum planejamento ou mesmo plano de negócio pode capturar toda a experiência e conhecimento tácito que ela adquiriu na gestão do seu negócio.

Então, sugiro que esqueça aquelas dicas e conselhos dos “experts” sobre planejar tudo primeiro e pensar em cada detalhe. Pois você irá perder muito tempo pensando em algo que não é essencial para o sucesso do seu negócio.

Talvez você esteja pensando: Então como devo fazer?

Simples! Sugiro utilizar a estratégia mais simples possível. Concentre-se no objetivo primário de qualquer negócio: como vender seus produtos.

Também é essencial desenvolver produtos que o público deseja comprar. Mas no exemplo da Valéria, e também de diversos outros empresários, acredito que isso já esteja resolvido pois os produtos são vendidos há três anos.

Todo negócio para obter sucesso precisa de duas coisas: produtos desejáveis e saber como vendê-los. Qualquer outra coisa é secundária.

Então, minha dica de estratégia para montar uma loja online consiste em encontrar a forma mais rápida e barata para testar a venda dos seus produtos pela internet. Você precisa descobrir como vender pela internet antes que seu dinheiro, tempo e paciência se esgotem.

Monte uma loja virtual simples. Você pode começar com poucos produtos, não precisa vender todo o seu catálogo. Mas concentre toda a sua atenção em encontrar sua estratégia ideal de venda. Vou falar mais sobre isso em outro post futuramente.

Mantenha uma frase na cabeça: o negócio é vender. Evite ficar focado em detalhes, em tecnologia ou em todos os recursos que sua loja virtual poderia ter. Mantenha o foco no mais importante: descobrir se pode vender seus produtos com lucro pela internet.

Como já citei acima a Bertholdo possui diversos planos mensais que oferecem todos os recursos para você vender pela internet. Gostaria de sugerir o plano BRT Loja Lite, pois o é nosso plano mais simples e foi concebido para ajudar empresários que desejam iniciar no e-commerce de forma simples, rápida e barata. Clique aqui, e saiba mais.

Gostaria de deixar uma última dica sobre o assunto. Tenha muito cuidado ao escolher a plataforma de e-commerce que irá utilizar. Evite plataformas que tenham limitações no número de produtos que você pode vender ou que cobrem comissões. Isso pode prejudicar seu negócio. Clique aqui, para ver explicações mais detalhadas sobre esse assunto.

Logo teremos novidades. Há algo novo e grandioso chegando.

Não deixe de conferir nosso primeiro relatório mensal, que será lançado amanhã (17/02). O assunto será sobre como aumentar suas vendas aprimorando o cadastro de produtos de sua loja virtual.

Sucesso e prosperidade à todos!

Flávio Bertholdo

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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