Muitos problemas de usabilidade podem afetar o desempenho da sua loja virtual. Felizmente, é possível contorná-los com uma consultoria personalizada para identificar problemas de navegação, dificuldades na localização de produtos ou até mesmo falhas no processo de pagamento que prejudicam as vendas da empresa.
A consultoria com um time de especialistas em e-commerce também pode identificar questões relacionadas às estratégias de vendas e marketing da sua loja virtual, como a falta de segmentação do público ou falta de gatilhos mentais nas páginas de produtos.
Se você tem interesse em contratar uma consultoria personalizada, mas não sabe por onde começar, confira as nossas dicas a seguir!
1. Avalie a experiência da empresa no e-commerce
Descubra há quanto tempo a empresa que presta consultoria está atuando no mercado de e-commerce. Você pode encontrar essa informação no site da companhia, em seu perfil nas redes sociais ou, até mesmo, perguntando diretamente a eles.
Consultores sem experiência podem não entender bem como funciona as diferentes plataformas de e-commerce e o que pode dar certo em cada uma, o que leva a diagnósticos errados ou sugestões que não funcionam — no final das contas, seu site pode não ficar tão bom quanto poderia, o que seria uma perda de tempo e dinheiro.
Você também pode verificar exemplos de projetos anteriores realizados pela empresa. Analise os sites que eles desenvolveram no passado para ter uma ideia do tipo de trabalho que fazem e se têm experiência em lojas virtuais semelhantes à sua.
2. Busque uma consultoria focada no cliente
Embora o time de especialistas que realiza a consultoria não faça os ajustes diretamente no site, o ideal é que ela seja personalizada, isto é, que considere as particularidades do cliente. Na prática, isso significa não trabalhar com fórmulas prontas de sucesso ou parâmetros que não estão alinhados com os objetivos da sua loja virtual.
Uma forma de saber se uma companhia se importa com você é pelo método que ela usa. A boa consultoria sempre inicia o processo com uma análise da sua loja virtual, investigando quais estratégias de venda você emprega atualmente e examinando desde os métodos de marketing até os processos de checkout.
Muitas vezes, ela também realiza simulações de vendas para obter uma compreensão mais profunda do comportamento do consumidor em sua loja.
3. Vá em busca de depoimentos e cases de sucesso
Verifique se os clientes anteriores estão satisfeitos com o trabalho realizado, e observe se os resultados alcançados foram consistentes com as expectativas e metas estabelecidas.
Muitas empresas apresentam os depoimentos e cases de sucesso em seus sites, em uma página específica para depoimentos ou em seu portfólio de projetos. Também é possível encontrar avaliações em plataformas específicas — como o Google Meu Negócio — e redes sociais, assim como por referências diretas à consultoria.
Se você quer identificar os maiores desafios da sua loja virtual, a Bertholdo pode te ajudar com uma consultoria personalizada. Afinal, ela está há 21 anos no mercado, trabalhando com empresas de vários setores e assinando mais de mil projetos de e-commerce.
A consultoria da Bertholdo ajuda lojas virtuais de todas as plataformas. Entre em contato com o time de especialistas e solicite uma proposta!