A performance do site é essencial para melhorar a experiência do usuário, reter os visitantes, entre outros benefícios. Saiba mais!
Você gostaria que sua loja virtual, seu blog ou outra página web aparecesse no topo das pesquisas no Google? Pois saiba que a performance do site é importante para isso, e não é o único fator. Afinal, esse aspecto influencia diversas outras vantagens que ajudam seu negócio a prosperar.
Como hoje em dia não é possível ignorar uma oportunidade de crescer em um canal digital, entender o que esse elemento envolve é o primeiro passo para conquistar os melhores resultados. Então, confira essas e outras informações a seguir!
O que está por trás da performance do site?
A performance do site envolve a responsividade e a usabilidade da página — dois aspectos técnicos ligados à capacidade das mídias digitais de atenderem expectativas tanto técnicas quanto interativas que formam a experiência do usuário.
De um lado está a navegabilidade, caracterizada por velocidade de carregamento e de resposta, acessibilidade, mobilidade, segurança, suporte ao volume de tráfego etc. De outro, temos o conteúdo, que inclui sua adequação ao SEO, design, estrutura e demais pontos.
Nesse sentido, vários fatores podem atrapalhar o desempenho do site, como:
- arquivos muito pesados;
- códigos mal feitos;
- desconhecimento do algoritmo de ranqueamento;
- falta de estrutura no provedor de hospedagem para atender a muitos acessos simultâneos;
- uso de formatos inseguros ou antigos.
Por que uma alta performance é tão importante para o site?
Você sabia que a performance do site pode afastar visitantes e compradores? Se a página demora a carregar, por exemplo, esse efeito é possível. Ainda mais em um mundo tão digital, em que as pessoas querem rapidez e agilidade em todas as suas atividades.
Nesse cenário, também convém lembrar que estar online permite atingir um público cada vez maior que prefere consumir desse modo. Portanto, perder potenciais consumidores no ambiente virtual afeta a capacidade de uma marca de se manter a longo prazo.
Assim, trata-se de um elemento central para melhorar a experiência, reter os acessos e aumentar as taxas de conversão. Mais que isso, ao apresentar um desempenho ruim e ter usuários saindo rapidamente, a tendência é ter perdas em competitividade, uma vez que esses são pontos considerados no ranqueamento dos resultados de pesquisas.
Vale ressaltar que estar bem posicionado, nesse caso, aumenta o tráfego orgânico ao mesmo tempo em que diminui a necessidade de investimento em anúncios. Dessa forma, o custo de aquisição de clientes cai, melhorando o resultado financeiro da empresa.
Como melhorar a performance do site de e-commerce?
Pensando em ajudar a melhorar a performance dos sites de e-commerce, a Bertholdo desenvolveu o Hipersônico. Com foco nos elementos técnicos como Google Core Web Vitals, código-fonte — em HTML, CSS e JavaScript — e servidor, essa solução otimiza a velocidade da página em alguns passos:
- análise;
- reunião para definir ajustes;
- realização das melhorias;
- testes;
- apresentação de resultados.
A performance do site é um aspecto de extrema importância para que esse canal digital entregue o melhor para seus clientes e, em consequência, seja uma fonte de resultados positivos para o negócio. Por isso, não dá para deixar de promover melhorias, principalmente na questão técnica.
Então, que tal contar com a Bertholdo nessa hora? Entre em contato agora mesmo!