Neste ano, a Copa do Mundo está acontecendo no Catar, e o Brasil iniciou muito bem na competição. Então, que tal aproveitar a oportunidade para dimensionar o marketing na Copa do Mundo em seu negócio?
Antes de mais nada, é importante saber que a FIFA (Federação Internacional de Associações de Futebol) e a CBF impõem algumas regras para quem não é patrocinador ou faz parte da Federação. Por isso, seguir as normatizações regidas pelo Guia de Propriedade Intelectual da FIFA é fundamental para evitar transtornos judiciais.
Por exemplo, são proibidos elementos como símbolos, nomes, fontes, emblemas da seleção, modelos de camisa e até expressões nas peças de marketing.
Quer alavancar a sua loja física e o seu e-commerce por meio da Copa e vender bastante durante esse torneio? Continue a leitura e descubra algumas dicas!
1. Ofereça promoções na Copa do Mundo
A apresentação do que é exposto em sua plataforma é primordial para chamar a atenção dos usuários. Oferecer promoções temáticas para facilitar as compras dos seus produtos é uma excelente oportunidade para impulsionar as vendas.
Porém, as formas de oferta devem ser feitas de maneira bem elaboradas. Conhecer o perfil do seu público-alvo ajuda a fazer campanhas bem direcionadas. Promoções feitas de maneira estratégica podem incluir:
- frete grátis;
- compre 1 e leve 2;
- cupons de desconto;
- brindes.
É sempre importante compreender que fazer promoção desses produtos específicos é fundamental, principalmente porque a maioria vem timbrado com o ano do evento — o que torna mais difícil a venda depois que a Copa acaba.
2. Crie espaços temáticos
Essa sugestão é mais indicada para as lojas físicas. Fazer um evento presencial é uma estratégia um tanto diferenciada, que junta torcida, diversão, comunicação e vendas de produtos voltados para a Copa.
Em um determinado local na loja, implemente uma decoração temática e um aparelho televisor. Convide fornecedores, clientes e amigos para fazerem uma corrente de torcida durante os jogos do Brasil.
Faça um cantinho com todos os produtos que vão estar à venda, e informe aos convidados sobre o evento nos diversos canais que a sua loja usa como meio de comunicação.
3. Incremente as suas redes sociais
Como sabemos, o período de Copa é um tempo em que os brasileiros estão eufóricos e buscam diversas informações sobre o evento — que, por sinal, passa muito rápido e precisa ser bem aproveitado. Os usuários estão ainda mais antenados e suscetíveis a compras nesse curto tempo.
Sendo assim, alimente muito bem as suas redes sociais com todas as estratégias de vendas. Mostre os produtos e informe tudo o que for acontecer em seu negócio.
Isso ajuda a instigar os clientes a ficarem atentos a tudo que a sua empresa oferecer. Para que você tenha um número de vendas bem elevada, vale investir também em tráfego pago.
Sabemos que, no período de Copa do Mundo, o comércio fica mais aquecido e as pessoas tendem a investir mais em instrumentos, acessórios e objetos usados nos dias de jogos.
Por isso, fazer um marketing na Copa do Mundo bem feito e divulgá-lo em um site renovado, estruturado e com ferramentas de otimização e SEO bem projetadas, ajuda a loja a ter sucesso nas vendas.
Para potencializar ainda mais as suas ações na sua loja virtual, veja como melhorar a descrição dos produtos no seu e-commerce!