Quando pensamos em como vender na internet, os marketplaces surgem como uma das possíveis soluções. Ao fazer uso deles, o lojista tem acesso a uma estrutura confiável e a muitos clientes em potencial, que costumam visitar essas plataformas diariamente. A grande questão é: a comissão de marketplace.
Isso ocorre porque ela incide diretamente sobre o valor dos itens, negociados pelo lojista na plataforma digital. O que obviamente vai afetar as suas margens.
Levando esse fato em consideração, desenvolvemos este conteúdo para apresentar a você as comissões cobradas pelos principais marketplaces em operação no Brasil. Para ter acesso a esse conhecimento, continue a leitura!
Mercado Livre
Em operação a mais de duas décadas, o Mercado de Livre é de longe um dos maiores e mais conhecidos marketplaces em operação no Brasil. Graças a essas características, a plataforma é visitada diariamente por um enorme volume de pessoas. O que faz dela uma opção interessante para quem deseja abrir esse tipo de loja virtual.
Outra vantagem do Mercado Livre é que o shopping virtual não cobra para que o lojista realize seu cadastro, nem para que ele faça o anúncio dos produtos que deseja vender. É válido ressaltar que, no momento do cadastro, o lojista deve escolher um plano entre as categorias Clássico e Premium.
As características que diferenciam esses planos são o número de usuários da plataforma, que o anúncio do lojista pode alcançar, e as comissões que incidem sobre suas vendas. Essas comissões podem variar de acordo com os tipos de produtos negociados no marketplace e com o plano escolhido pelo lojista.
No plano Clássico, a comissão de marketplace fica entre 11% e 14% sobre o item anunciado. Já no plano Premium, as comissões cobradas ficam entre 16% e 19%.
Shopee
Embora a Shopee tenha chegado ao Brasil em 2019, é inegável que ela se tornou um dos marketplaces mais lembrados e usados pelo brasileiro. Esse sucesso se deve a fatores como as divertidas estratégias de marketing adotadas pela empresa, que já contaram até com a participação do renomado ator de filmes de artes marciais, Jackie Chan.
Assim como o mercado livre, a plataforma não cobra nenhuma taxa para que os lojistas anunciem seus produtos. Além disso, ela também oferece dois planos distintos para que o lojista realize suas vendas, o programa Padrão e o programa de Frete Grátis Extra.
Em ambos os planos, a incidência da comissão de marketplace equivale a 12%. A diferença é que, no programa de Frete Grátis Extra, existe um acréscimo de 6% sobre esse percentual. Ao escolher esse plano, o lojista tem acesso a:
- um selo especial dentro da loja;
- mais exposição;
- três cupons de frete gratuito — para fretes até R$ 20,00 — para disponibilizar a seus clientes por mês.
Por fim, é válido ressaltar que as comissões requeridas pela Shopee têm um teto de R$ 100,00. O que pode tornar a plataforma interessante para lojistas que desejam vender itens mais caros.
Amazon
A Amazon é considerada uma das grandes empresas de tecnologia, lado a lado de companhias como Google, Facebook, Microsoft e Apple. Sua atuação na venda de produtos online, e como um marketplace, afetou todo o mercado e impactou principalmente as livrarias.
Para fazer parte da plataforma e ter acesso aos milhões de usuários que a utilizam diariamente, o lojista precisa escolher entre os planos individual e o profissional.
O plano individual exige o pagamento de uma taxa fixa de R$ 2,00 por item, ao contratá-lo, o lojista pode realizar até dez vendas no mesmo mês. Já o plano Profissional — que tem um custo mensal de R$ 19,00 — é para o lojista que pretende realizar mais de dez vendas por mês.
Além disso, todas as vendas feitas na Amazon estão sujeitas à comissão de Marketplace, que varia entre 9% e os 20%. Isso de acordo com os itens que serão vendidos.
Vender pagando comissão de marketplace vale a pena?
Essas ferramentas podem ser úteis para o lojista, mas é necessário que ele tenha em mente que as normas dessas plataformas, o que inclui a comissão de marketplace, podem mudar a qualquer momento. Na prática, isso significa que os lojistas que contam apenas com esse canal de vendas têm pouca autonomia sobre os próprios negócios. Por essa razão, é necessário que o empreendedor conte com uma plataforma própria.
Agora que você conhece as comissões de marketplace cobradas por algumas das principais plataformas do Brasil, que tal aprender mais a respeito dos canais de venda e entender como escolher os mais adequados para seu negócio? Leia este artigo e tenha acesso a esse conhecimento!