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KPI de e-commerce: métricas que você precisa acompanhar

O uso de KPIs de e-commerce pode melhorar seus lucros. Conheça as principais métricas que você precisa acompanhar.

✓ Conteúdo criado por humano

O Key Performance Indicator (KPI), ou Indicador-chave de Performance, é uma ferramenta indispensável para o funcionamento de um negócio, pois serve para medir o desempenho de determinada tarefa. Sendo assim, você precisa entender como funciona cada KPI de e-commerce para conseguir verificar a rentabilidade e a eficiência real de sua loja.

Então, como obter mais informações importantes para criar estratégias realmente efetivas para a sua loja? É este auxílio que os KPIs oferecem para quem deseja adequar o seu negócio a um modelo de vendas com resultados positivos, tanto em negociações online quanto offline. Por esse motivo, preparamos este conteúdo para apresentar a você alguns dos principais KPIs de e-commerce. Continue lendo e descubra quais são!

KPI para e-commerce

As principais métricas e KPI de e-commerce

Como você já conhece a importância das KPIs em um e-commerce, veja agora as principais métricas e KPIs utilizadas.

#1 Os acessos ao e-commerce

Por maior que seja a qualidade dos produtos oferecidos pelo seu e-commerce, eles só serão vendidos se os clientes chegarem até ele. Portanto, é necessário que você acompanhe de perto o número de acessos à loja.

Esse número deve ser devidamente registrado, de acordo com o período em que ocorreu, para que os responsáveis pela tarefa possam verificar as épocas em que a loja recebeu mais e menos acessos.

Tal informação é extremamente importante, pois permite avaliar a eficácia de estratégias de SEO, de e-mail marketing e até mesmo a resposta do seu público aos anúncios nas redes sociais.

Além disso, é possível identificar as épocas do ano em que suas vendas são mais fracas. A partir daí, você pode criar estratégias, como promoções, para alavancar as suas vendas nesses períodos.

#2 Taxa de abandono de carrinho

Muitas pessoas têm o hábito de acessar sites de e-commerce e colocar produtos na cesta sem finalizar o processo. Visualizar a taxa de abandono de carrinhos é importante para acompanhar o comportamento de compras dos visitantes e clientes nas suas páginas de venda virtual.

Rastrear a taxa de abandono permite que você receba informações mais específicas sobre os motivos pelos quais a conversão de clientes online nos processos de compra não está acontecendo.

Com essa informação é possível adequar os processos de atendimento no site para evitar a desistência de clientes durante a execução da compra. Mesmo sendo uma métrica importante para o seu negócio, ela deve ser estudada em conjunto com outros KPIs de e-commerce, como aqueles responsáveis por identificar o valor médio do pedido, margens de lucro bruto ou mesmo o tempo de atividade dos visitantes no site.

#3 Taxa de rejeição

A taxa de rejeição é também conhecida como Bounce Rate e determina a porcentagem de visitantes que acessam e saem da sua página sem realizar nenhuma ação concreta. Ou seja, entra no site e sai sem interagir ou transitar por outras páginas deste e-commerce. Acompanhar a taxa de rejeição de um site é importante para definir melhores estratégias de engajamento e interação dos visitantes em suas páginas online.

Estas estratégias podem ser aplicadas por calls to action mais elaboradas, que devem melhorar o índice de qualidade e engajamento das páginas. A utilização de técnicas SEO, palavras-chaves e tags também geram um maior tráfego e engajamento dos visitantes no sites de e-commerce.

Os KPIs de e-commerce que definem as taxas de rejeição de um site permitem que as estratégias definidas sejam determinantes para que usuário tenha uma experiência satisfatória de acesso e interação nas suas páginas de compra.

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#4 Ticket médio

Esses KPIs de e-commerce são importantes para definir o valor médio das vendas por cliente que realiza as suas compras pelo site. O valor médio das vendas é o resultado do faturamento total divido pela quantidade de vendas realizadas em determinado período. Com essa base de cálculo, é possível definir o ticket médio de produtos e serviços.

As informações coletadas com esta métrica permitem o desenvolvimento de um planejamento de vendas mais efetivo e com melhores resultados. Com ela é possível aumentar a participação da sua empresa no mercado utilizando como referência os seus concorrentes, os produtos que vendem, seus diferenciais e a análise de posicionamento na internet.

Principais KPI para e-commerce

#5 Taxa de conversão

É preciso ter em mente que um enorme volume de acessos diários, por si só, não significa que o e-commerce é bem-sucedido. Afinal, se essas visitas não se converterem em vendas, o negócio não vai ter lucro.

É por esse motivo que a taxa de conversão é um KPI de e-commerce indispensável. Ao aplicá-la, você pode verificar quantos acessos de fato renderam vendas e geraram lucro para a loja. Para apurar esse indicador, basta usar a seguinte fórmula:

taxa de conversão (%) = (número de compras no e-commerce / número de acesso ao e-commerce) × 100

Se os valores apurados forem muito baixos, cabe a você ajustar as sugas estratégias para aumentar o número de conversões. Isso pode incluir modificações no layout, nas descrições dos produtos, nas condições de entrega etc.

#6 Retorno sobre investimento (ROI)

Considerando que o objetivo final de um negócio é gerar lucro, você precisa de um indicador para apurar os seus retornos. Nesse contexto, o retorno sobre investimento (ROI) surge como uma solução relevante.

Por meio desse KPI de e-commerce, é possível verificar tanto o lucro da sua loja quanto o retorno entregue por determinadas estratégias, como as campanhas de marketing. O cálculo do ROI é o seguinte:

ROI (%) = ([retorno do e-commerce – custos do e-commerce] / custos do e-commerce) × 100

Uma vez que o volume de tarefas relacionadas à operação de uma loja virtual costuma ser elevado e que muitos dados e informações são gerados durante a execução de processos internos, é praticamente inviável analisar manualmente tais indicadores.

Felizmente, essa tarefa pode ser executada de forma automática por alguns softwares especializados. Além disso, plataformas como a WooCommerce já oferecem KPIs úteis para o e-commerce de maneira nativa. Portanto, o modo mais fácil de implementar essas ferramentas é por meio da tecnologia.

Qual KPI de e-commerce você monitora?

Com base no que mencionamos até aqui, não é difícil perceber que as métricas são muito importantes para as estratégias do seu negócio. Os KPIs de e-commerce são a oportunidade que sua empresa tem de se posicionar com bastante conceito e autoridade no ambiente virtual.

Preparado pra essa jornada? Se você já utiliza algum KPI de e-commerce, deixe o seu comentário pra gente conhecer mais a sua experiência!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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