Em um mercado concorrido, as lojas virtuais devem fazer uso de todas as ferramentas de marketing à sua disposição. Nesse cenário, saber como criar um slogan é de suma importância. Afinal, esse é um dos recursos do marketing mais eficientes.
De um modo simples, podemos descrever o slogan como uma frase curta, de fácil memorização, criada para passar aos clientes uma imagem clara a respeito dos valores de uma empresa e da qualidade de seus produtos e serviços.
Em um e-commerce, o slogan pode ser usado para exemplificar a segurança do cliente, a velocidade com que as compras são entregues e a qualidade do produto. Continue a leitura e descubra técnicas práticas para criar o slogan perfeito para a sua loja virtual!
1. Conheça seu público
O objetivo do slogan é comunicar valores aos clientes. Para que essa comunicação seja efetiva, porém, é necessário que os responsáveis pela criação do slogan compreendam as características desses clientes. Afinal, sem conhecer os interesses e as dores do público consumidor, é praticamente impossível criar mensagens que de fato sejam marcantes.
Por essa razão, antes de qualquer coisa, os responsáveis pela tarefa precisam apurar informações, como:
- idade do público-alvo;
- seu nível de formação;
- profissão;
- visão de mundo.
Considerando esses fatores, os donos de um e-commerce são capazes de criar frases que se comuniquem realmente com seu público.
2. Compreenda a marca
Outro ponto muito importante para uma pessoa que deseja saber como criar um slogan é atentar para as características da marca — diferenciais da loja virtual, suas dificuldades e objetivos.
Isso ocorre porque uma mensagem equivocada, incapaz de traduzir a realidade do e-commerce, pode trazer um público diferente do pretendido, que não esteja alinhado aos serviços e produtos oferecidos.
Essa situação é ruim porque, além de não gerar vendas, pode fazer com que a marca seja vista de modo negativo por entregar algo diferente do que havia prometido.
3. Considere o fator emocional
Quando pensamos na criação de um slogan, é necessário considerar o fator emocional e a sensação que a frase criada pela empresa passa para o público. E é importante que essa sensação esteja relacionada ao e-commerce.
Por exemplo, se a loja virtual trabalhar com a venda de equipamentos para motos esportivas, slogans que remetam a liberdade ou a velocidade podem ser muito adequados. Já um e-commerce que lida com maquiagens tende a se adequar mais a frases relacionadas à beleza ou elegância.
O importante é que o slogan seja capaz de relacionar a marca do e-commerce com uma emoção positiva sobre os produtos que ele está vendendo.
Exemplos de slogans de sucesso
Para ajudar você a pensar em boas frases, separamos alguns slogans que tiveram grande aceitação nos últimos tempos. São eles:
- Tim, viver sem fronteiras;
- Skol, a cerveja que desce redondo;
- Nescau, energia que dá gosto.
Por fim, é importante ressaltar que, embora saber como criar um slogan seja uma ótima estratégia de marketing, existem outras técnicas muito úteis para otimizar a relação entre a loja virtual e os seus clientes.
Como exemplo, podemos citar o Storytelling. Agora que você já sabe como criar um slogan, leia este artigo e descubra a importância dessa outra ferramenta para o seu e-commerce!