Nunca estivemos tão cansados! Com a pandemia da Covid-19, o mundo se viu em novo cenário: trabalhamos e vivemos nossas vidas em um mesmo ambiente: nossas casas. Por isso, vamos falar, nesse conteúdo, sobre um tema muito importante para a sociedade atual: saúde mental e marketing digital.
O home office tem, sim, seus pontos positivos e tem facilitado os processos de muitas empresas, porém, precisamos saber lidar com a pressão online e entender quando desconectar. Quem trabalha com e-commerce, e tem o marketing digital como um dos principais pilares do negócio, precisa ter atenção redobrada diante disso.
As redes sociais nos chamam a todo o momento: seja para ver inspirações de posts, responder comentários de clientes ou, até mesmo, ficar por dentro das novidades que não parar de chegar. Parece que tudo muda o tempo todo e mal conseguimos acompanhar, certo? Você não está sozinho (a) nessa. Todos estamos nos sentindo insuficientes diante de uma sociedade que, teoricamente, insiste em andar rápido demais.
A primeira parte desse texto será com foco em ferramentas e dicas para otimizar os processos online do seu negócio. Dessa maneira, a saúde mental e marketing digital, no seu dia a dia, poderão andar de mãos dadas e de maneira coerente com o seu bem-estar e da sua equipe.
Já o segundo momento desse conteúdo trará aplicativos para você dar aquela pausa e organizar a mente, sabendo que está tudo bem dar uma respirada seja no meio da tarde ou ao fim do dia. Vamos cuidar de todo esse ecossistema juntos? Respire, relaxe e tome nota!
Saúde mental e marketing digital: ferramentas para otimizar seu e-commerce
WhatsApp Business para o suporte ao cliente
O cliente é a alma do negócio e ele precisa ser atendimento prontamente, concorda? A verdade é que nem sempre. Muitas empresas estão estabelecendo horários para o suporte aos usuários, seja via WhatsApp ou e-mail. Você também pode, e deve, trabalhar assim.
Na versão business do WhatsApp há várias funcionalidades que poderão te ajudar nesse processo. Uma delas é programar uma mensagem padrão onde você poderá informar os dias e horários de atendimento, explicando, também, que o retorno será dado assim que possível e em até xx horas.
Dessa maneira, você e sua equipe não ficarão online nos finais de semana, e seus clientes também ficarão tranquilos, sabendo que a resposta para o que precisam irá chegar dentro de terminado tempo. Para saber mais sobre esse tema, clique aqui.
Ferramentas nativas do Instagram para te ajudar
O Instagram, principal ferramenta de trabalho de muitos e-commerces, possui várias funcionalidades para te ajudar a silenciar marcações, ocultar comentários negativos e até mesmo bloquear usuários que estão sendo agressivos em suas redes.
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Silencie as notificações
Na imagem abaixo, veja o caminho para silenciar as notificações de mensagens, marcações e novos seguidores. Dessa maneira, você poderá criar uma rotina de social media sem se manter, o tempo todo, preso a ela. Responda seus clientes em três momentos ao dia, por exemplo, e libere tempo para outros afazeres.
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Bloqueie comentários ofensivos
A dica, aqui, não é deletar ou bloquear comentários de pessoas que estejam contando alguma experiência não tão positiva com o seu e-commerce. Você nunca deve se livrar desse tipo de feedback, mas sim responde-los e ver como pode melhorar a partir deles.
O foco, na saúde mental e marketing digital, é não gastar energia com pessoas que destilam ódio na internet. Esses sim podem ser banidos da conta e o passo a passo está abaixo:
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Gerencie comentários no Instagram
Você pode deletar, ocultar e até fixar comentários de uma maneira fácil e sem precisar ir em um por um. Uma superdica é fixar, no topo, mensagens de usuários que elogiam seu negócio ou explicam alguma dúvida constante de outros clientes. Veja abaixo como fazer: