Os maiores e-commerces do mundo, como Amazon, Alibaba e Walmart, fazem parte de um pequeno grupo que move uma expressiva parcela das transações realizadas pelo comércio na internet. Para quem deseja posicionar a sua loja online estrategicamente e conseguir os melhores resultados, é fundamental acompanhar esses gigantes. Além de fonte de inspiração, eles trazem dicas essenciais para esse modelo de negócio.
Neste artigo, selecionamos os cinco maiores e-commerces do mundo e mostramos por que você deve acompanhar o que eles estão fazendo. Boa leitura!
Conheça as lições dos maiores e-commerces do mundo
Esse é um mercado que cresce cada vez mais. Para quem decide fazer investimentos nessa área, as chances de criar um negócio sólido, com rápido crescimento, são muito grandes. Então, entenda o que os gigantes do e-commerce mundial podem ensinar.
1. Amazon — a inovadora multinacional de tecnologia
Apesar de seu nascimento discreto como uma loja exclusiva para vendas online de livros em 1994, a Amazon conseguiu se tornar uma gigante com um lucro líquido superior a 6 bilhões de dólares em 2020. A empresa se destaca com estratégias que vão desde vendas recorrentes e preços diferenciados até o cuidado nas embalagens para encantar e fidelizar clientes, por exemplo.
2. Alibaba — a gigante fundada por um professor de idiomas
Um professor de idiomas chinês percebeu um gap nas vendas online e criou com seus alunos o que viria a se tornar um dos maiores e-commerces do mundo. A empresa que conseguiu reduzir custos com logística logo se destacou no mercado mundial. Um dos segredos foi o direcionamento para vendas por atacado pela internet. Em 2020, o Alibaba registrou um lucro líquido de mais de 4 bilhões de dólares.
3. eBay — o marketplace que fez e faz história
Com uma grande preocupação em relação à experiência do usuário, o eBay conseguiu se consolidar em um mercado num modelo que provavelmente serviu de inspiração para a plataforma Alibaba. Nele, os produtores cadastram suas ofertas na plataforma, para que consumidores encontrem e fechem negócio. O crescimento em 2020 foi de mais de 50%, alcançando um lucro líquido de 853 milhões de dólares.
4. Americanas — forte presença física e online
No mercado nacional, a Americanas inspirou a tendência do comércio online. Com soluções que ajudam na geração de autoridade para novos consumidores, a empresa permite o modelo de compras pela internet com retirada na loja física e até a troca de mercadorias, oferecendo uma experiência omnichannel. Um lucro líquido de quase 50 milhões de reais em 2020 mostra o resultado do sucesso dessa estratégia.
5. Walmart — seguindo com o império e a inovação no virtual
O Walmart é considerado por muitas pessoas como o maior e-commerce mundial. A empresa, que conta com um sistema de logística altamente inteligente, tem como principal diferencial a variedade de opções para o público com um preço imbatível. Seu lucro líquido em 2020 foi acima de 4 bilhões de dólares.
Viu como as estratégias dos maiores e-commerces do mundo podem ajudar você a criar um negócio sólido no ambiente virtual? É essencial ficar de olho nas tecnologias e ter uma visão inovadora para se sobressair no mercado. Porém, o ponto principal é descobrir como oferecer a melhor experiência de compra ao usuário, garantindo um excelente relacionamento com a sua marca e aumentando as chances de fidelização.
Para saber mais sobre o crescimento do e-commerce, confira uma conversa com Flávio Bertholdo e veja por quais tendências esperar nesse segmento de mercado!