Ter um planejamento de comunicação é o primeiro grande passo para estruturar o seu branding e, consequentemente, alavancar as vendas do seu e-commerce.
Das redes sociais ao SEO, você pode aproveitar uma gama de ferramentas e ideias para crescer o seu negócio. Com a pandemia da COVID-19, as pessoas passaram a comprar ainda mais no ambiente online, sendo essa uma tendência também para 2021.
Veja abaixo as 5 principais frentes para o marketing do próximo ano e prepare-se!
5 tendências para o planejamento de comunicação do seu e-commerce em 2021
Novas ferramentas para social commerce
Em outubro deste ano, o Instagram anunciou mudanças no layout de plataforma. Uma delas é o foco no botão de e-commerce dentro da rede social, dando ênfase a busca de produtos.
Clicando nele, após digitar determinado produto, o Instagram oferece opções de perfis que comercializam o item. Já tem um tempo que as coisas estão tendo esse foco por lá, mas a mudança, dessa vez, foi o indício de que o foco em comprar irá crescer nos próximos meses.
Outras mídias sociais, como Facebook e Pinterest, também são, atualmente, fortes canais de vendas. Utilize-os em conjunto com o seu site e pontencialize os resultados.
WhatsAPP como canal de vendas e relacionamento
Não há mais como fugir: no Brasil, o WhatsAPP se tornou um canal essencial, também, para a comunicação das empresas. Nele, você atende novos clientes, transformando esses leads em vendas, e também oferece suporte pós-vendas, por exemplo.
Por tudo isso, o WhatsAPP Business vem anunciando novidades de maneira constante, oferecendo mais ferramentas para que negócios possam crescer por meio das mensagens em tempo real. Não perca tempo e prepare já a sua equipe para utilizar a ideia.
Neste conteúdo, explicamos mais sobre e damos dicas preciosas para a utilização no e-commerce.
SEO para crescer no Google
Já cantamos essa bola há anos, mas a migração de muitas empresas para o digital fez com que o SEO fosse peça fundamental em qualquer boa estratégia de planejamento de comunicação. Ele é um dos queridinhos do marketing digital!
Mas, por que tanto euforia em torno dele? Simples! Boas práticas de SEO te leva às primeiras páginas do Google, de maneira orgânica, tornando sua loja virtual encontrada por todos que buscam por produtos do seu segmento. Daí é lead atrás de lead sendo transformados em vendas todos os dias!
Para te ajudar nessa, contrate uma empresa especializada em e-commerce para te auxiliar em todo o processo, inclusive na construção de um blog com textos semanais. Não tem erro, pode confiar!
Google e Facebook ADS
Outra maneira de ser encontrado é por meio de anúncios no Facebook e Google. Dentro das plataformas, você segmenta o público que quer atingir, além do objetivo da campanha: branding, captura de leads, visitas no site, novos seguidores nas redes sociais e por aí vai.
Para anunciar não é preciso muito investimento. Há como montar planejamentos com 30 reais ao mês, por exemplo.
Vídeos e conteúdos interativos
Lá no primeiro item, contamos sobre as mudanças no Instagram, lembra? Por lá, o Reels também ganhou destaque, esse que é um pequeno vídeo que está “na moda” e promete permanecer nas tendências de 2021.
Tanto os vídeos no Instagram, quanto no TikTok e Youtube, só reforçam o quanto o formato tem engajado pessoas mundo afora. Então, grave bastidores do seu e-commerce, mostre detalhes de um novo produto por meio, converse com seus clientes e use tantas outras inspirações que irão te aproximar do seu público.
Ah, não esqueça dos stories em vídeo, que é uma ideia simples e prática, bem fácil de construir e faz aquele sucesso!
Baixe materiais gratuitos para o planejamento de comunicação da sua loja virtual
Pega as dicas acima e baixe, também, vários materiais grátis para estudar mais sobre marketing digital e o universo do e-commerce. Spoiler: montamos um calendário com as melhores datas para você vender em 2021. Vem aqui que é só clicar para fazer o download.
Boas vendas e foco no planejamento de comunicação, combinado? Vamos, juntos, montar marcas fortes e desejadas no mercado digital.