Quando falamos de e-commerce na prática, surge a dúvida: qual a diferença entre site, blog e loja virtual? É preciso apostar em todos esses canais de comunicação?
Por isso, hoje, vamos conversar sobre esse tema e explicar, de maneira fácil, sobre cada ferramenta e como elas podem auxiliar nas conversões em vendas e, também, no posicionamento digital da sua empresa no mercado.
E-commerce na prática: site, loja virtual e blog, conheça as diferenças
Site
O site é um endereço online onde há um conjunto de páginas com informações sobre um determinado assunto. Sendo assim, lojas virtuais, blog e sites de notícias são alguns exemplos.
Mas, se um e-commerce é um site, qual é a diferença entre eles? Vamos ver ao longo desse conteúdo, mas, desde já, adiantamos que as finalidades são distintas.
Os sites têm como função informar sobre algo, seja uma pessoa ou empresa, contando mais sobre a história, de maneira institucional, e direcionando o usuário à informações como o “contato”.
Principais características de um site
- Direcionamento institucional, contando sobre uma empresa/pessoa;
- Conjunto de páginas que podem, inclusive, levar para um blog e uma loja virtual.
Loja Virtual
Já a loja virtual tem como intuito vender produtos/serviços e, mesmo que ela tenha uma seção de “Quem Somos”, por exemplo, o foco será sempre voltado para a conversão.
Mesmo que em um site haja um CTA para a venda, apenas a estrutura de um e-commerce será capaz de fazer com que a mesma seja efetuada. Um exemplo é a própria página da Bertholdo, onde há uma seção em que você solicita o contato da nossa equipe. Veja aqui.
Porém, a venda não é convertida dentro do site. O intuito é a captação do LEAD. Contrário a isso, podemos citar o Magazine Luiza ou a Americanas, onde há toda uma estrutura preparada para a venda dos produtos. O mesmo acontece nos marketplaces.
Sobre esse tema do e-commerce na prática, então, quais seriam as principais características de uma loja virtual? Veja:
Principais características de uma loja virtual
- Página de produtos com descrição e preços;
- Sistema de de pagamentos;
- Construção em plataformas como WooCommerce e Magento;
- Sistema de estoque, trocas e outros.
Blog
Já os blogs são ferramentas essenciais para quem tem uma marca, inclusive lojas virtuais, e querem ter notoriedade em relação ao que falam.
Além disso, a partir de textos bem construídos, com técnicas de SEO, sua empresa também aparecerá na primeira página do Google.
Aqui na Bertholdo, somos encontrados por muitos clientes através dessas buscas. Desde 2016 implantamos um planejamento de marketing de conteúdo com textos frequentes em nosso blog. Esse trabalho tem fundamental importância para o nosso crescimento!
Principais características de um blog
- Foco em produção de conteúdo com dicas, informações sobre produtos e tendências, e etc;
- Construção de relacionamento com o usuário;
- Conteúdos frequentes, a partir de 1 a 2 conteúdos semanais;
- Textos com links para produtos e serviços que estão no site ou loja virtual.
E-commerce na prática: quando usar um site, loja virtual ou blog?
Para você, lojista online, ter uma loja virtual e um blog é o ideal. Dessa maneira, você terá um local onde poderá vender os seus produtos, falar sobre a sua empresa e criar um relacionamento, através de conteúdos, com os seus clientes.
Em um dos nossos muitos textos, que traz dicas de e-commerce na prática, falamos sobre como ter sucesso na web através do blog. Então, clique e confira! Boas vendas!