Um estudo realizado pela consultoria McKinsey em 2019 apontou que o nível de maturidade digital de uma empresa está diretamente ligado ao crescimento dos negócios. A necessidade de acompanhar as inovações tecnológicas aumenta a cada ano, o que obriga as lojas virtuais a oferecerem as melhores opções para os seus clientes.
Para entender a situação das organizações, porém, precisamos primeiramente conhecer o cenário no qual elas se inserem. Em uma outra pesquisa intitulada Índice de Maturidade Digital, esta promovida em parceria com o Google, é revelado o panorama do desenvolvimento das competências digitais no país e seu impacto socioeconômico.
Esses estudos indicaram que o Brasil é um país com um grande potencial, mas ainda há muito a ser feito, seja do ponto de vista dos cidadãos, seja pela perspectiva das empresas.
Neste texto falamos mais sobre esses dados, ensinamos como avaliar a maturidade da sua empresa e damos dicas para acelerar a sua evolução. Continue conosco para conferir!
O que é maturidade digital?
A maturidade digital emerge da chamada Transformação Digital, embora sejam conceitos diferentes. A Transformação Digital diz respeito a adoção de práticas e processos capazes de tornar uma organização competitiva no mundo digital. No entanto, um ambiente altamente tecnológico não faz sentido se os gestores, colaboradores e, principalmente, os clientes não estiverem adaptados para ele.
Dai surge a maturidade digital, uma visão global da evolução tecnológica que envolve não apenas as empresas, mas também os indivíduos.
Sendo assim, entendemos que a simples adoção de ferramentas tecnológicas não é suficiente para alcançar a maturidade. Além de ter capacidade de inovar e atualizar seus processos constantemente, as pessoas precisam ser contempladas nessa jornada.
Dessa forma, antes de avaliar a situação de um negócio, precisamos conhecer o nível de maturidade digital dos brasileiros.
Como o nível de maturidade digital dos brasileiros é definido?
De acordo com os parâmetros definidos pelo Google e pela McKinsey, a maturidade digital dos cidadãos de um país abrange cinco aspectos essenciais. Veja quais são!
Acesso
O acesso diz respeito à habilidade dos indivíduos de acionar dispositivos com conexão à internet, utilização de browsers, conhecimento de recursos básicos de navegação, bem como o entendimento mínimo de softwares e aplicativos usuais.
Com resultado de 3,5 (cuja nota máxima é 5), os brasileiros demonstraram um desempenho intermediário nas funções digitais. Isso significa que ainda têm pouca habilidade e experiência com alguns tipos de recursos, como comando de voz e configurações gerais.
Uso
Essa categoria é a que provavelmente mais influencia a atuação dos profissionais de Marketing Digital. Nessa fase, os participantes foram avaliados nos seguintes critérios:
- consumo de conteúdo (diversos formatos);
- habilidade de procurar e encontrar informações;
- fazer transações online.
A nota dos brasileiros fechou em 3,4 nesse quesito. Embora o uso de aplicativos de mensagem e busca sejam bem conduzidos pela maioria das pessoas, muitas ainda apresentam dificuldades na utilização de serviços em nuvem e na realização de transações online.
Segurança
Nesse item, é avaliada a capacidade dos indivíduos reconhecerem ações suspeitas no ambiente virtual, conhecerem serviços de proteção de dados e determinar a honestidade dos conteúdos.
O estudo apontou que os usuários da internet no Brasil são relativamente bons em relação ao cuidado com os dados pessoais, mas apresentam dificuldades para reconhecer sites seguros e práticas maliciosas. A nota em segurança foi 3,4.
Cultura
A cultura digital está associada ao interesse e ao aprendizado das novas tecnologias, bem como busca pela contínua melhoria de processos e tarefas por meio de soluções inteligentes.
Nessa etapa, a nota do Brasil foi ainda mais baixa: 3.0. Os brasileiros demonstraram vocação para aprender e forte engajamento por novidades do mercado, porém, ainda se arriscam muito pouco e relutam bastante diante delas.
Criação
Por fim, temos a criação que leva em conta:
- o conhecimento de ferramentas de criação, gerenciamento de conteúdo e publicidade na internet;
- programação (diferentes linguagens) e desenvolvimento de sistemas de informação;
Tudo indica que os brasileiros lidam bem com o desenvolvimento de apresentação e edição de vídeos, mas ainda estão muito distantes do esperado no conhecimento de programação e automação de sistemas. Isso implicou na pior nota entre todos os itens avaliados: 1,8.
Esses resultados revelam que a Transformação Digital entre os brasileiros ainda está em evolução. No entanto, é importante destacar que a abertura das pessoas para novas tecnologias e modelos de negócio nunca foi tão grande e não para de crescer. Isso se deve em grande parte ao trabalho desenvolvido por empresas inovadoras (nacionais e internacionais).
Quais critérios indicam a maturidade digital de uma empresa?
As chamadas alavancas-chave de valor da Transformação Digital nas empresas são:
- modelos de negócio inovadores: soluções de gestão, operação e comunicação otimizadas;
- conectividade: adoção de recursos de comunicação e criação de práticas de engajamento;
- processos: administração focada na experiência do cliente, automação e eficiência;
- monitoramento: tomada de decisões por meio da geração e acompanhamento de dados.
O estudo Transformações digitais no Brasil: insights sobre o nível de maturidade digital das empresas no país utilizou esses fatores e vários outros para determinar a situação das empresas no país no atual cenário tecnológico e hiperconectado.
Os resultados, tais como a pesquisa realizada com os cidadãos, indicam possibilidades de amadurecimento, Porém, a situação se mostra relativamente positiva em alguns setores, mas muitas dificuldades ainda são percebidas como:
- a maturidade digital das empresas brasileiras com melhor desempenho é semelhante à dos líderes globais, mas a disparidade entre as organizações pesquisadas ainda é muito grande;
- as empresas com menor maturidade costumam se focar em práticas pontuais ou isoladas e têm dificuldades de desenvolver ações amplas (que englobem a estrutura da organização, a experimentação e a jornada do cliente);
- grande parte das empresas ainda apresentam problemas para implementar conhecimentos, práticas e recursos baseados em dados e tecnologia da informação.
O maior insight desse estudo, porém, é a constatação de que as empresas líderes digitais (mais amadurecidas do país) são as que apresentaram a taxa de crescimento mais alta: 3 vezes maior que as demais.
A questão é que as instabilidades políticas e econômicas do país, somadas a infraestrutura e educação ainda carente em muitas regiões, tornam essa transformação um objetivo muito árduo para os pequenos e médios negócios.
Por outro lado, ações relativamente simples são capazes de colocar empresas de todos os tamanhos e seguimentos na rota do amadurecimento digital.
Como amadurecer a minha empresa?
A seguir você confere algumas estratégias acessíveis que podem ajudar o seu negócio a evoluir. Confira!
Presença digital
A presença digital é obrigatória para qualquer empresa. Para alcançá-la é importante ter uma gestão de redes sociais eficiente, site ou blog responsivos e outras ferramentas disponíveis.
Mais de 140 milhões de brasileiros estão nas redes sociais. Portanto, a presença nessas mídias é imprescindível para o sucesso. Estratégias bem definidas e engajadoras demonstram que sua empresa está em um bom nível de maturidade.
Marketing de conteúdo
O que no passado era uma opção, vem se tornando obrigatório. Definir a audiência, direcionar os conteúdos relevantes para cada etapa de compra e manter a periodicidade são algumas das coisas que devem ser feitas.
Os formatos de marketing de conteúdo podem variar entre blog posts, e-books, vídeos, podcasts, webinars ou infográficos. É necessário entender qual deles interessa mais ao seu público e investir neles.
Automação de marketing
A automação é uma etapa mais avançada das estratégias de marketing. Com ela, é possível conseguir mais volume e previsibilidade na atração de interessados e vendas.
Ela também é importante para melhorar a experiência do cliente e trazer mais agilidade para os processos. Para o sucesso da automação, é importante que as outras etapas já estejam consolidadas.
De que forma uma consultoria especializada pode contribuir?
Mesmo conhecendo diferentes aspectos das mudanças que estão sendo trabalhadas em todo o planeta, uma avaliação mais aprofundada é importante para identificar problemas e possibilidades com maior precisão.
A contratação de uma consultoria especializada, portanto, pode fazer toda a diferença na jornada digital de uma organização. Além de tudo, ela ajuda a reduzir eventuais custos desnecessários com ações pouco relevantes ou de baixo retorno.
Neste artigo, você entendeu um pouco mais sobre o que é a maturidade digital e sua importância no mercado atual. Como você viu, o entendimento da situação da sua empresa e do cenário no qual ela se insere é importante não apenas atualizar e otimizar o seu negócio, mas para se manter em sintonia com o seu público que também evolui constantemente.
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