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Loja Virtual WordPress: as 9 vantagens do WooCommerce

Você pretende abrir uma loja online? Leia o artigo e descubra porque o WooCommerce é a melhor plataforma para este projeto!

✓ Conteúdo criado por humano

Em um mercado competitivo, em que os lojistas precisam usar os recursos à sua disposição de maneira eficiente para aumentar as vendas de seus e-commerces, conhecer as vantagens do WooCommerce é de suma importância. Isso porque, fazendo uso dessa ferramenta, o empreendedor tem condições de transformar um site simples WordPress em uma verdadeira loja online com tudo de que o negócio precisa para ser um sucesso.

Levando esse fato em consideração, preparamos este conteúdo para apresentar a você algumas das principais características dessa tecnologia! Leia o artigo e descubra os benefícios do WooCommerce para a sua loja virtual! Vamos lá!

Vantagens em ter Loja Virtual WooCommerce

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O conceito do WooCommerce

Quando pensamos em sites de qualidade, a plataforma WordPress logo vem à nossa mente. O que é perfeitamente natural, uma vez que, por meio dela, qualquer pessoa é capaz de desenvolver sites e blogs altamente seguros e responsivos.

Grande parte do sucesso do WordPress vem justamente de seus plugins, que permitem que funcionalidades — que, via de regra, dependeriam de um time de desenvolvedores — sejam aplicadas ao site em questão de minutos com um simples clique. O WooCommerce é um desses plugins, sendo um dos mais úteis disponíveis na plataforma. Por meio dele, o usuário é capaz de desenvolver por conta própria a sua loja virtual e usar funções indispensáveis, como carrinhos de compra. Isso tudo de uma maneira simples e intuitiva.

Outra característica importante do WooCommerce é que o plugin tem o seu código aberto. Isso torna a ferramenta gratuita e altamente personalizável.

O WooCommerce é a solução por trás de mais de 30% de todas as lojas virtuais ao redor do mundo e isso se dá graças a determinadas características, como:

  • permitir que a loja virtual seja gerenciada de maneira otimizada;
  • ter uma vasta biblioteca de aplicações e de personalizações para o e-commerce;
  • ser altamente compatível com a plataforma WordPress.

As vantagens do WooCommerce para uma loja virtual

Agora que você entende o que é o plugin WooCommerce, é hora de descobrir como ele pode beneficiar a sua loja online. Continue a leitura e confira 9 das principais vantagens entregues pela tecnologia.

1. Solução eficiente

Dentre as vantagens do WooCommerce, uma das mais relevantes é a sua eficiência. Afinal, por meio da instalação desse plugin, os donos de lojas virtuais podem realizar determinadas tarefas, como:

  • criar carrinhos de compras;
  • gerar filtros de busca interna;
  • dar ao cliente a opção de ordenar a sua busca por preço;
  • ter acesso a funções para otimizar a gestão de estoques;
  • simplificar os pagamentos.

Tudo isso em uma ferramenta de código aberto totalmente gratuita. Logo, significa que, com um pouco de estudo, qualquer pessoa pode criar a sua loja online — com todas as funções que um e-commerce de qualidade deve ter — sem custos.

Loja Virtual WordPress: as 9 vantagens do Woocommerce

2. Controle total para o seu e-commerce

A gestão de um negócio exige que os seus líderes tenham um controle total sobre os seus dados e sobre a operação, e as lojas virtuais não são uma exceção a essa regra. Nesse contexto, o plugin se mostra mais uma vez como uma solução relevante.

Isso porque, por meio dele, o lojista pode controlar todas as áreas de seu e-commerce — do inventário à página de vendas — sem ser um especialista em tecnologia. Além disso, como o WooCommerce tem código aberto, a pessoa responsável pode realizar alterações de layout e integrar a sua loja a outras plataformas sem grandes dificuldades.

3. Gerenciamento com facilidade

Durante a administração diária de sua loja virtual, o empreendedor não tem tempo para lidar com controles e dashboards complexos. Desse modo, as ferramentas simples e intuitivas são as soluções mais adequadas.

Essa realidade torna o uso do plugin WooCommerce ainda mais recomendado. Isso porque a aplicação foi desenvolvida para ser altamente intuitiva. Além disso, ela conta com um suporte eficiente para a resolução de problemas.

4. Diversas opções de pagamento

Conforme a tecnologia avança e os clientes passam a ter acesso a novas funcionalidades, é natural que eles se tornem mais exigentes, inclusive sobre os meios de pagamento. Por esse motivo, oferecer mais de uma opção para o pagamento é vital para o sucesso de um e-commerce.

O WooCommerce entende bem esse fato e oferece para os lojistas a possibilidade de aceitar mais de 140 formas de pagamento. Dentre elas, estão o PayPal, o cartão de crédito e até o PIX.

5. Inúmeros recursos disponíveis

Em um mercado competitivo, as lojas virtuais precisam ser ágeis para se adaptar a mudanças e a atualizações. Essa é uma tarefa que se torna muito mais simples graças a grande quantidade de recursos disponibilizados pelo WooCommerce.

Fazendo uso da ferramenta, o lojista pode vender mais itens físicos, digitais e até mesmo assinaturas. Isso sem mencionar o fato de que o plugin pode ser facilmente integrado aos principais marketplaces do mercado.

6. Extensões eficientes do WooCommerce

As vantagens do WooCommerce englobam o fato de a tecnologia ser compatível com diversos plugins tão úteis quanto ela. Desse modo, determinadas ferramentas, como o Google Analytics e o Delivery Notes, podem ser facilmente incorporadas ao e-commerce. Essa compatibilidade com outras tecnologias a torna capaz de viabilizar campanhas de marketing altamente eficientes.

7. Segurança e suporte

É importante ressaltar que o plugin do WooCommerce conta com uma comunidade de desenvolvedores que atua monitorando o sistema em busca de erros e de melhorias que possam ser feitas. Por essa razão, ao fazer uso do plugin, o lojista passa a contar com uma plataforma de e-commerce segura e confiável, tanto para ele quanto para os seus clientes.

8. SEO Amigável

O WooCommerce é construído com boas práticas de SEO, o que ajuda a melhorar a visibilidade da sua loja nos motores de busca.

9. Responsivo

O WooCommerce é responsivo, o que significa que as lojas criadas com essa plataforma são otimizadas para dispositivos móveis, proporcionando uma boa experiência de compra em smartphones e tablets.

A forma de instalar o WooCoommerce em um site WordPress

Depois de conferir tantos benefícios, é natural que você deseje começar a usar logo o plugin em sua loja virtual. Para ajudarmos você nesse processo, nós preparamos um pequeno passo a passo para orientá-lo na instalação do WooCommerce. Confira!

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Baixe o plugin

O primeiro passo a ser dado por uma pessoa que deseja usufruir das vantagens do WooCommerce é baixar o plugin. Felizmente, essa tarefa é extremamente simples e leva, no máximo, alguns minutos.

Tudo que a pessoa precisa fazer é ir até o menu esquerdo — do dashboard de seu site — e clicar na opção “plugins”. Logo em seguida, ela deve clicar na opção “adicionar novo”. Nesse momento, uma barra de pesquisa vai aparecer, então, cabe a pessoa digitar o nome ‘WooCommerce’ nesse espaço.

Quando o WooCommerce surgir, o lojista deve clicar em “instalar agora” e esperar que o download seja feito. Assim que ele terminar, basta clicar em “ativar” e o plugin automaticamente deve aparecer no menu esquerdo do dashboard.

Configure o WooCommerce

Depois de instalar o plugin, o lojista precisa configurá-lo com as opções necessárias para a sua loja virtual. Esse é um processo que é orientado por um passo a passo do próprio WooCommerce, o que o torna altamente intuitivo.

Nesse momento, cabe ao lojista desenvolver as seguintes áreas do e-commerce:

  • shop — a página da loja em que os itens à venda são apresentados aos clientes;
  • cart — o famoso carrinho de compras, em que os itens selecionados pelo cliente são agrupados até a compra ser finalizada;
  • checkout — uma página segura em que os clientes inserem os dados financeiros necessários para concluir a compra;
  • my account — uma área segura em que os clientes podem verificar as características e o status dos itens ou dos serviços adquiridos na loja.

Por fim, o lojista precisa preencher informações importantes, como o país em que a loja funciona, os meios de pagamento e as medidas e as dimensões dos produtos que serão vendidos.

Adicione produtos no WooCommerce

Uma vez que todas as configurações forem feitas de maneira adequada, o passo seguinte consiste na inclusão de itens na página de vendas do e-commerce. O lojista deve ir até o botão WooCommerce, em seu dashboard, e, depois de clicar nele, selecionar a opção “products”. Quando essa tarefa for cumprida, uma nova página surgirá e, nela, o lojista verá a opção “create your first product“.

Assim que ele clicar nessa opção, uma nova janela será aberta. Nela, ele deve incluir o nome do produto e as suas características e informações. Nesse momento, a pessoa que está cadastrando o item para a venda deve levar em consideração os motores de busca e as boas práticas de SEO. Além disso, para evitar que o cliente fique frustrado — o que poderia levá-lo a avaliar negativamente a loja online —, a descrição e as imagens usadas para retratar os produtos devem ser tão realistas quanto possível.

Gerencie os produtos no WooCommerce

Depois que o lojista adiciona itens à sua loja virtual por meio do WooCommerce, ele pode gerenciá-los de maneira eficiente pelas funcionalidades fornecidas pela ferramenta. Tudo que ele precisa fazer é clicar no botão ‘WooCommerce’ — do mesmo modo que foi feito no tópico anterior — e selecionar a opção “product data”.

Assim que essa opção é selecionada, uma janela é aberta para o lojista. Nela, ele pode verificar e alterar as seguintes informações:

  • general — área em que o preço do objeto é estabelecido e alterado;
  • inventory — o inventário do e-commerce;
  • shipping — área em que o lojista pode conferir o peso, as dimensões e a categoria em que o produto foi classificado;
  • linked products — área em que o lojista pode colocar determinados itens à venda em oferta;
  • attributes — área em que os atributos de cada produto são definidos, o que permite que eles sejam agrupados e administrados com mais facilidade;
  • advanced — área em que o lojista pode criar notas para cada cliente e oferecer a eles a possibilidade de avaliar os itens que compraram.

Os cases de sucesso no WooCommerce de clientes da Bertholdo

Embora o plugin seja altamente eficiente e intuitivo, as rotinas de um e-commerce demandam configurações precisas e especializadas. Desse modo, recorrer a um time de profissionais qualificados e eficientes para realizá-las é a melhor opção.

Pensando nisso, separamos alguns de nossos cases de sucesso para apresentar a você as nossas soluções. Confira a seguir!

1. Débora Mangabeira

Débora Mangabeira é uma comerciante de moda noivas e festas de luxo que oferece mais do que vestidos, mas verdadeiros sonhos.

O botão do WhatsApp se tornou essencial para impulsionar as conversões, permitindo uma proximidade maior com os clientes, tirando dúvidas, fazendo ajustes e construindo confiança ao longo da jornada de compra.

Além disso, ela utiliza uma “lista de desejos” na conta do usuário, onde os itens ficam arquivados para futuras compras, o que se mostra uma tática eficaz e prática para estimular as vendas.

Debora Mangabeira na lista de lojas virtuais que usam WooCommerce

 

2. Estripulia

A famosa loja de brinquedos Estripulia, cliente Bertholdo, migrou do Magento para o WooCommerce, resultando em um crescimento de mais de 12% em apenas 3 meses.

Com uma ampla variedade de produtos, a loja buscava melhor visualização, layout intuitivo e mais opções de pagamento. Especializada em brinquedos, a Estripulia oferece mais de 3.000 itens de marcas renomadas, proporcionando uma experiência de compra cômoda e divertida.

Com presença em diversos shoppings de Minas Gerais, a loja virtual complementa o atendimento diferenciado da loja física, oferecendo facilidade e diversidade para seus clientes.

Estripulia na lista de lojas virtuais que usam WooCommerce

Se quiser conhecer outras lojas WooCommerce para se inspirar, confira nossa lista completa!

Aumente suas vendas utilizando o WooCommerce

Como visto, por meio da combinação de estratégias de marketing bem elaboradas e de ferramentas inteligentes — como o WooCommerce —, uma loja virtual pode crescer no mercado e se destacar, atraindo muitos clientes e vendas. Nós, aqui da Bertholdo, estamos prontos para ajudar você nesse processo e para fazê-lo alcançar o sucesso!

Se você precisa de ajuda para montar sua loja virtual WooCommerce sugerimos contratar uma empresa especializada. Usando essa estratégia, você pode focar apenas em fazer sua loja virtual vender muito. Conheça o BRT Loja, um pacote completo para lojas virtuais WooCommerce.

Agora que você conhece as vantagens do WooCommerce para a sua loja online, compartilhe o artigo em suas redes sociais para que os seus amigos tenham acesso a esses conhecimentos!

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Papo de Loja – Podcast sobre E-commerce

Autor/a

Bertholdo

Equipe de redatores do Blog da Bertholdo, incluindo redatores da Rock Content.

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